Código: | OP00037 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | PPC | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências da Comunicação e da Linguagem | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Lídia Soraya Barreto Marôpo |
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Corpo docente: |
Cátia Salgueiro |
Português
Ao final da unidade curricular o estudante deve ser capaz de:
• Refletir criticamente sobre o setor cultural em Portugal e sobre os desafios para a promoção da cultura.
• Identificar as profissões da cultura e suas competências.
• Compreender os bastidores da produção cultural, as suas referências, os seus agentes e as suas técnicas.
• Criar e implementar projetos culturais.
• Promover e divulgar projetos culturais.
Módulo I – Produção e Promoção de Projetos Culturais
Planeamento de projetos culturais
Realização de projetos culturais
Divulgação de projetos culturais
Módulo II: O Setor Cultural em Portugal
Cultura: introdução ao debate
Profissões da cultura
Práticas culturais
Contextos da cultura
Políticas culturais
Públicos da cultura
Regime jurídico da atividade cultural
Os conteúdos programáticos estão divididos em dois módulos. No primeiro módulo é voltado para atividades práticas de planeamento, produção e promoção cultural, no qual os estudantes concebem, desenvolvem e realizam um projeto cultural. No segundo módulo os estudantes aprendem sobre aspetos fundamentais do setor cultural em Portugal, tendo em conta o debate académico e dados sobre a cultura no país: profissões, práticas, politicas, públicos e regime jurídico da cultura.
As sessões são centradas em exposição de conceitos, debates presenciais e em exercícios práticos. Os estudantes são convidados a participar em atividades em todas as aulas e apresentam regularmente os resultados dos trabalhos que realizam.
As metodologias equilibram o debate conceptual sobre o campo cultural com a prática de planeamento, produção e promoção cultural.
O trabalho desenvolvido na UC será objeto de avaliação contínua e sumativa implicando:
a) Participação: 20%
b) Planeamento, promoção e realização de evento cultural (grupo): 50%
c) Análise e apresentação de um projeto ou equipamento cultural [formato vídeo-aula ou outro a discutir com a professora]: 30%
A avaliação também pode ser feita por exame.
Garcia, J. L. (org.) (2014). Mapear os recursos, Levantamento da legislação, Caracterização dos atores, Comparação internacional - Relatório Final. Lisboa: Secretaria de Estado da Cultura.
Gomes, R. T. & Martinho, T. (n/d). The Compendium on Cultural Policies and Trends. Disponível em https://www.culturalpolicies.net/
Isidoro, A. M., Simões, M. M., Saldanha, S. D. de, & Caetano, J. (2014). Manual de Organização e Gestão de Eventos. Lisboa: Sílabo
Mantecón, A. R. (2009). O que é o público?. Revista Poiésis, 14, 175-215
Madeira, C. M. G. (1996). Novos Notáveis: Os Programadores Culturais [New Dignateries: The Cultural Programmers]. Trabalho apresentado no III Congresso Português de Sociologia: Práticas e Processos de Mudança Social, Lisboa.
Pais, José Machado; Magalhães, Pedro & Antunes, Miguel Lobo (Coords.); Cameira, Emanuel; Silva, Jorge Rodrigues da; Martinho, Teresa Duarte; Lapa, Tiago; Gomes, Rui Telmo; Borges, Vera (2022): Práticas Culturais dos Portugueses: Inquérito 2020. Arquivo Português de Informação Social, Lisboa. APIS0089,
Rodrigues, V. (2020). As Produtoras. Produção e Gestão Cultural em Portugal. Trajectos Profissionais (1990-2019). Lisboa: Caleidoscópio.
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